PROVA DE MATEMÁTICA 8
ANOS PROF.DANIEL
NOME:
Nº.: ano:
FAZER AS CONTAS ABAIXO :
1)Sabendo que a Argentina tem o segundo maior território da
América do Sul, com uma população de aproximadamente 42 milhões de habitantes.
E sendo 1/3 dos argentinos são de origem européia, isso corresponde à ?
a) 21 milhões
b) 14 milhões c) 30
milhões d) 25 milhões e) 15 milhões.
2)Entre os Andes centrais, a oeste, e as serras de Córdoba e
San Luis, a leste, abre-se um extenso vale, separado do território chileno pela
cordilheira Principal, onde se encontram as maiores elevações, inclusive o
ponto culminante de toda a América, o Aconcágua (6.959m) pertencente à
Argentina. Alguns alpinistas conseguiram subir em uma expedição ¼. Qual foi a
altitude que eles subiram no Aconcágua?
a) 1739,75
m b) 1739,75 km c) 3000 m d) 6959 m
e) 2000m.
3)Os paises do Mercosul desde 1º de janeiro de 1995,
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, são membros do Mercosul (Mercado Comum
do Sul), passam a cobrar tarifas idênticas nas suas importações. Sabendo que a
Renda per capta do Brasil é US$4.770 (dólares)
e que o dólar vale +- R$2,12. Qual é a renda média dos brasileiros em reais R$?
a) 868140 b) 10681,40 c) 8681,40 d) 10112,40 e) 12000,00.
4)Considere um mapa geográfico cuja escala é de 1/1.000.000,
e a distância em linha reta entre duas
cidades é de aproximadamente 7 cm. Assinale a alternativa que indica
corretamente a distância real entre as duas cidades.
a) 700 km. b) 70 km. c) 7 km. d) 170 km e) 7.000 km.
5)Maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica está
situada entre o Planalto das Guianas (ao
norte), o Planalto Central (ao
sul), o Oceano Atlântico (a leste) e os Andes (a oeste), abrangendo uma área
total de 6,5 milhões de km², dos quais 3,9 milhões de km² drenam o Brasil. A
Bacia Amazônica drena as terras dos seguintes países: Guiana Francesa,
Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Quantos km²
dessa área não drenam o Brasil ?
a) 2,5 milhões km²
b) 3,9 milhões km² c) 2,6
milhões km² d) 10,4 milhões km² e) n.d.a.
6) Se um avião percorre 200 km
em 1h, quantas horas ele levará para percorrer 8000 km?
A) 48 h
B) 100 h C) 50
h D) 40 h. E) 200 h.
7) Se uma pessoa pudesse descascar uma laranja por segundo,
quantos segundos ela levaria para descascar 15 dúzias de laranjas?
A) 30 s
B) 360 s C) 300
s D) 180 s. E) 200 s.
8)Em um baile há 19 moças e 20 rapazes. Quantos casais podem
ser formados?
A) 220 casais B)
380 casais C) 500 casais D) 47 casais. E) 45 casais.
9)Fabio tem oito camisas, quatro calças e três pares de
tênis. De quantas maneiras (modos) diferentes ele pode se vestir no mês?
Possibilidades.
A) 15 modos B)
63 modos C) 72 modos D) 96 modos. E) 20 modos.
10) O número decimal 2,07x3,25=? pode ser escrito por extenso como: Coloque na alternativa
correspondente:
a) -----inteiros e----- décimos b) -----inteiros e----- centésimos
c) -----inteiros e----- milésimos
d) -----inteiros
e----- décimos de milésimos e)
-----inteiros e----- décimos de
milionésimos.
11) Como se sabe,
os icebergs são
enormes blocos de gelo que se desprendem das geleiras polares e flutuam pelos
oceanos. Suponha que a parte submersa de um iceberg corresponda a 8/9 do seu volume total e que o
volume da parte não submersa é de 135 000 m3.
a) Calcule qual é o volume total do iceberg.? b) Calcule qual é o volume
de gelo puro do iceberg supondo que 2% de seu volume total é constituído de
“impurezas”, como matéria orgânica, ar e minerais?
A) 1190700 e 24300 m³ B) 135000 e 24300 m³ C) 1215000 e 23400 m³
D) 1190700 e 24300 m³ E) 1215000 e 24300 m³.
12) Em conversa com um amigo, ele me diz: O meu aluguel
subiu R$ 200,00. Sendo que o aluguel era de R$1000,00. Para avaliarmos se
o aumento foi grande ou pequeno, é preciso compararmos o acréscimo com o valor
anterior do aluguel. Isto pode ser feito analisando o quociente entre os dois
valores.
Qual foi a porcentagem de aumento do
aluguel?
A) 200% B)
2% C) 20% D)R$200,00 E)20000%.
13) O salário de João é de R$900,00. Ele recebeu um aumento
de 20%. Qual é o novo salário de João?
a) 950,00 b)
1800,00 c) 1080,00 d) 1200,00 e) 920,00.
14) O instrumento de medida mais adequado para medir as
dimensões de uma caneta é.
a) esquadro b)
barbante c) compasso e) transferidor c) régua.
15) O instrumento de medida mais adequado para medir as
dimensões de um apartamento é.
a) esquadro b)
trena c) compasso e) transferidor c) régua.
16)O valor de EXPRESSÃO [(2³+3³+4³+5³+6³)] / 10 = é
(A) 44 (B) 440 (C) 60 (D) 6 E) 40.
17) O valor de , é:
(A) 0,0264 (B) 0,2568 (C) 0,1056 (D) 0,0336 E) 0,045.
18) Temos um
triângulo eqüilátero de lado 6cm. Qual é o perímetro?
19) Sabendo que o
lado do quadrado é de 15,5m, qual é seu perímetro?
20) Calcule o
perímetro (em metros) do retângulo descrito:
a = 25 e b = 12
(A) 44 (B) 440 (C) 60 (D) 6 E) 40.
(A) 0,0264 (B) 0,2568 (C) 0,1056 (D) 0,0336 E) 0,045.
PROVA DE MATEMÁTICA 8º ANO II
PROVA DE MATEMÁTICA PROF.DANIEL 8º anos
NOME:
Nº: ano:
1) Se um avião percorre 200 km em 1h, quantas horas
ele levará para percorrer 20000 km?
A) 48 h
B) 100 h C) 50
h D) 40 h. E) 200 h.
2) Se uma pessoa pudesse descascar uma laranja por segundo,
quantos segundos ela levaria para descascar 25 dúzias de laranjas?
A) 30 s
B) 360 s C) 300
s D) 180 s. E) 200 s.
3)Em um baile há 25 moças e 20 rapazes. Quantos casais
podem ser formados?
A) 20 casais B)
380 casais C) 50 casais D) 40 casais. E) 500 casais..
4) Flávio tem oito camisas, cinco calças e três pares de
tênis. De quantas maneiras (modos) diferentes ele pode se vestir no mês?
Possibilidades.
A) 16 modos B)
36 modos C) 24 modos D)
120 modos. E) 96 modos.
5)Qual é a alternativa que representa a diferença dos números decimais 114,605 e 118,15?
a) 3,545 b) 35,45 c) 232,755 d) 232,80 e) 327,55.
6) Qual é a
alternativa que representa a expressão (113,02 – 4,65) x 3=?a) 108,37 b) 325,11 c) 32511 d) 32,511 e) 1083,7
7) Construindo a tabuada: MULTIPLICAÇÃO. Você deve construir a tabuada,
partindo de alguns fatos simples já trabalhados anteriormente. Completar as
linhas da tabela abaixo:
-x
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3
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Questões dissertativas, é necessário as contas, com o seu
processo e efetuação:
Observe a explicação logo abaixo e depois responda as
questões propostas:
Uma sucessão ou sequência
é definida como sendo um conjunto dotado das seguintes
características:
- Todos os seus elementos são do mesmo tipo (por exemplo: capítulos de uma telenovela);
- Os elementos também são denominados termos da sucessão;
- Cada termo possui uma posição definida, dentro do conjunto
- A posição de cada termo é determinada por um número natural, denominado índice;
- Cada termo possui um único índice, e cada índice pertence a um único termo (correspondência biunívoca);
- Dois termos só podem ser permutados se os seus respectivos índices também forem.
8) Na sequência abaixo temos uma razão da ordem 6, e um 1º
termo A1 =4, complete a sequencia:
4; 10; 16; --; --; --; --; --; --; --; --; --; --;
--;... Qual é o 12º
termo?---------.
9) Na sequência a seguir está numa ordem: Sq = (-50, -30, -10, 10, 30, 50, 70, 90, 110, 130); Pergunta-se:
a) Qual é a razão da sequência?---------
b) Qual é o primeiro termo da
sequência?---------
c) Qual é o sétimo termo da
sequência ?-----------
10) Na sequência a seguir
temos: S6 = . Pergunta-se:
a) É uma sequência crescente ou
decrescente ?________________________________________
b) O que está modificando, o
numerador ou o denominador?____________________________
11) Na questão 7 acima temos a
tabuada. Na linha três se encontra uma sequência? Pergunta-se:
a) Qual é a razão da sequência
citada?___________________________________________________
b) Escreva os sete primeiros
termos da sequência?_________________________________________
12) Na sequência a seguir
temos: S=( 2; 4; 6; 8; 10; ...), sendo que a fórmula é (an=
2.n), pergunta-se:
a) Qual é o
décimo termo? _________________________________
b) Qual é o
centesimo termo ?_______________________________
13) Na sequencia a seguir temos: , sendo a fórmula (an=) pergunta-se:
a) Qual é a razão da sequência?_____________________________________
b) Qual é o décimo termo da
sequência?______________________________
14) Na sequência a seguir temos: S=, isto indica
que é?:
a) Uma sequência crescente; decrescente;
constante:__________________________________________
15) Na sequência a seguir temos: S=, isto indica
que é?:
a) Uma sequência crescente; decrescente; constante;
oscilante(alternante):_________________________
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