segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FRAÇÕES 2.



      
ROTEIRO PLANO DE AULA.

Justificativa do plano de Aula.
Dentre as grandes invenções dos homens, uma é, sem dúvida, o número.
Provavelmente no nosso longínquo passado, nossos ancestrais tenham observado a relação entre os próprios pés e patas dos animais, verificando diferenças e igualdades, quando eram dois ou quatro, associando isto a um conjunto, registrando de maneira simples e rude em pedras, ossos ou outro meio ainda rústico. Surgiram o conjunto dos números naturais. Com o desenvolvimento da civilização ,teve através do comercio a necessidade dos números inteiros ( nº positivos e negativos, além do zero).
O conjunto dos números racionais surgiu da necessidade de fazer divisões em partes iguais, de coisas e objetos em não dava partes inteiras, formou-se o conceito de frações ou parte de um inteiro,( exceto quando o divisor for zero), mais adiante formou-se o conceito do numero irracional, tornando um conjunto maior chamado real.
O homem nesta caminhada neste nosso planeta, a Terra, resolveu fazer marcos e mapas para facilitar seus movimentos (locomoção), seja através dos mares, da própria terra ou pelo ar. Em suas viagens necessitou de aparelhos e também de muita observação dos astros celestes (Sol. Lua, Estrelas, outros Planetas, etc.).
Na divisão da Terra, criaram-se os meridianos, que são semicircunferências imaginárias, que unem os polos da Terra, e os paralelos terrestres são circunferências sobre a superfície localizadas em planos paralelos ao plano equatorial.
Essa é uma divisão fracionária, correspondendo ao movimento de rotação ou seja um dia de 24 horas.
Com essa breve introdução, podemos atingir os alunos da necessidade do estudo das frações, suas regras e aplicações. Temos que tornar muito cuidado para não só ficarmos na teoria e não apresentar aplicabilidade do conhecimento. O ensino deve ser adequado e equilibrado entre essas duas concepções, sair do senso comum, mas dando base para aplicação no cotidiano, usando o método cientifico.
Esse plano de aula alem dos aspectos teóricos complementa com exercícios práticos, e textos complementares, exigindo  dos alunos pesquisas e avanços alem daquilo que foi passado na sala de aula.
O trabalho em muitas ocasiões foi feito em grupo, mas a resposta pessoal , com as características próprias do estudante é fundamental, além do desenvolvimento social, afetivo, interação e convívio, as características do ser como cidadão são enfatizadas, pois a criatividade e a descoberta são essenciais.
Certos aspectos da atividade de trabalhar com frações, apesar de ser uma parte intuitiva da matemática, é necessário a descoberta para gerar uma reflexão, depois dessa reflexão leva a uma demonstração, absorvendo as abstração e assimilação, nesse caminho gera o desenvolvimento levando finalmente a aplicação.
Conclusão :
1.      Intuição
2.      Descoberta
3.      Reflexão
4.      Demonstração
5.      Abstração
6.      Assimilação
7.      Desenvolvimento
8.      Aplicação.

PLANO DE AULAS (20 AULAS).
TÓPICOS E ETAPAS:
1º) Números Racionais-->Definição Inicial, definição de fração (É cada uma das partes do inteiro ou da unidade).
2º) Exemplos de frações-->Uma fruta cortada ao meio, em três partes, quatro partes, cinco partes, seis partes ,etc...
3º) Leitura e escrita de frações--> um meio, um terço, três quartos,assim sucessivamente até nas frações que utiliza a palavra avos.
4º) Representações de frações--> 1/2, 1/3, 3/4, 3/5,...etc.
5º) Significado de numerador, denominador, traço de fração.
6º) Tipos de frações-->própria, imprópria, aparente.
7º) Número Misto e fração imprópria.-->Significado e Transformação.
8º) Frações equivalentes.
9º) Simplificação de frações.
10º) Comparação de frações, (maior, menor, igual).
11º) Operações com frações:
a) Adição e Subtração de frações com o mesmo denominador.
b) Frações com denominadores diferentes, cálculo do m.m.c ou m.d.c.
c) Adição com números mistos.
12º) Multiplicações de frações.
13º) Fração de fração e fração de inteiro.
14º) Divisão de frações.
15º) Frações Decimais--> décimos, centésimos, milésimos.
16º) Representação das frações decimais.
17º) Transformação de frações em números decimais e vice-versa.
18º) Adição e Subtração de números decimais.
19º) Multiplicação de números decimais.
20º) Divisão de números decimais.
21º) Conceito de Porcentagem e definição.
22º) Transformação de frações em porcentagem e vice-versa.
23º) Cada tópico será acompanhado de exemplos, exercícios, atividades em sala, atividades de fixação, avaliação e provas gerais.


Detalhes para 'Questão discursiva'
Atividade:
Questão discursiva


Término:
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Enviado:
sábado, 8 de junho de 2013 0:36
Comentários:
 Mas muito boa a descrição do percurso/plano de aula.
Respostas:

1. 
No vídeo, o professor Nilson Machado compara o planejamento de um curso feito pelo professor com a confecção de um mapa executado por um cartógrafo. De sua fala extraímos três expressões que, de certa forma, sintetizam suas ideias a respeito do tema:
• Um mapa que tem tudo não serve para nada.• Um mapa não é a realidade.• Entre ter tudo e ter nada está a competência de querer mapear.

• Um mapa que tem tudo não serve para nada.
• Um mapa não é a realidade.
• Entre ter tudo e ter nada está a competência de querer mapear.

Refletindo sobre o significado dessas expressões, acesse uma parte da matriz de competências do Saresp para alunos do 9º ano e concentre sua atenção nas competências H01, H02, H03, H10, H15 e H16. Em seguida, identifique os temas de conteúdos relativos a essas habilidades e descreva o percurso ou, em outras palavras, o plano de aula, ou ainda o mapa de relevâncias, que você traçaria visando ao aprendizado desses conteúdos e ao estímulo ao desenvolvimento das habilidades selecionadas.
No vídeo, o professor Nilson Machado compara o planejamento de um curso feito pelo professor com a confecção de um mapa executado por um cartógrafo. De sua fala extraímos três expressões que, de certa forma, sintetizam suas ideias a respeito do tema:

• Um mapa que tem tudo não serve para nada.
• Um mapa não é a realidade.
• Entre ter tudo e ter nada está a competência de querer mapear.

Refletindo sobre o significado dessas expressões, acesse uma parte da matriz de competências do Saresp para alunos do 9º ano   e concentre sua atenção nas competências H01, H02, H03, H10, H15 e H16. Em seguida, identifique os temas de conteúdos relativos a essas habilidades e descreva o percurso ou, em outras palavras, o plano de aula (ou ainda o mapa de relevâncias) que você traçaria visando ao aprendizado desses conteúdos e ao estímulo ao desenvolvimento das habilidades selecionadas.




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