terça-feira, 18 de junho de 2013

"BALONISMO"

NARRATIVA: APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA.

     " O BALONISMO"
FRANCISCO E FELIPE SÃO AMIGOS DESDE BEM PEQUENOS, QUANDO ESTAVAM NO JARDIM DA INFÂNCIA, ESSA AMIZADE PERDURA ATÉ HOJE, QUANDO ESTÃO PARA TERMINAR O ENSINO FUNDAMENTAL. FRANCISCO JÁ COM SEUS QUINZE ANOS, ESTILO FORTE E ATLÉTICO, FELIPE UM POUCO MAIS MAGRO E ALTO., TROUXE UM ANUNCIO DE UM JORNAL QUE DIZIA :
" UM PASSEIO DE BALÃO É ALGO ESPECIAL!" 
"LIBERDADE É VOAR POR ESPAÇOS SEM LIMITES, QUE VÃO AO ENCONTRO DOS NOSSOS SONHOS."
SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI VEJO QUE ESTÁ PLANEJANDO SEU PRIMEIRO PASSEIO DE BALÃO E POSSO GARANTIR QUE NÃO TEM NADA A HAVER COM O QUE VOCÊ TENHA EXPERIMENTADO ANTES.VOCÊ VAI ADORAR ESSA AVENTURA DE FLUTUAR COM O VENTO, EM UM CESTO DE VIME SUSPENSO POR UM ENORME E COLORIDO BALÃO ONDE A NATUREZA É O COMANDANTE, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE VOCÊ DEVE EXPERIMENTAR PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA.
FELIPE TODO EMPOLGADO CONVERSA COM O AMIGO PARA ELES FAZEREM UMA VIAGEM ATÉ A CIDADE DE BOITUVA, LÁ SE ENCONTRA UM CAMPO DE PRÁTICA DE BALONISMO. FRANCISCO EMOCIONADO COM A EXUBERÂNCIA DO AMIGO, FALA:-- TENHO QUE PEDIR PERMISSÃO AOS MEUS PAIS. TUDO APROVADO, DESDE DE QUE PASSASEM NAS PROVAS FINAIS COM UM BOM RENDIMENTO. O SONHO DE FRANCISCO ERA ENTRAR NA AERONÁUTICA E SER PILOTO DE CAÇA, JÁ FELIPE QUERIA SER ENGENHEIRO MECÂNICO, QUERIA TRABALHAR COM CARROS, E O SEU SONHO ERA A FÓRMULA 1, POIS DESDE PEQUENO TINHA AUTORAMAS E CARRINHOS COM CONTROLE REMOTO, ERA SUA DIVERSÃO FAVORITA.
FORAM VIAJAR, SAINDO DO TERMINAL DO TIÊTE COM DESTINO A BOITUVA.
NA CIDADE DE BOITUVA A 116 KM DE SÃO PAULO ELES PODERIAM DESFRUTAR DO PASSEIO DE BALÃO, UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL SOBREVOANDO A CIDADE, CAMPOS E RIOS, A 500 METROS ACIMA DO SOLO EM ÁREAS HABITADAS, E QUASE AO NÍVEL DO SOLO EM ÁREAS DE MATA OU PLANTAÇÕES QUE NÃO ESTEJAM OCUPADAS POR ANIMAIS DOMÉSTICOS, CHEGANDO MESMO A TOCAR A COPA DAS ÁRVORES.O TEMPO DE VOO É DE UMA HORA QUANDO AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS PERMITEM E O PASSEIO TODO VAI OCUPAR CERCA DE TRÊS HORAS,APÓS O PASSEIO DE BALÃO O TRADICIONAL BRINDE COM CHAMPANHE E NO RETORNO AO PONTO DE ENCONTRO UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ COMPLETO NO HOTEL BOITUVA QUE DISPÕE DE ESTACIONAMENTO.
" ... A ILUSÃO É ABSOLUTA...ACREDITAR-SE-IA, NÃO QUE É O BALÃO QUE SE MOVE, MAS QUE É A TERRA QUE FOGE DELE E SE ABAIXA". (SANTOS DUMONT, NO LIVRO " OS MEUS BALÕES"). 
ERA SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM VIAGEM DE BALÃO. BALONISMO UMA AVENTURA ROMÂNTICA. NÃO É NECESSÁRIO NENHUM CONHECIMENTO OU EXPERIÊNCIA PREVIA NEM ROUPAS ESPECIAIS PARA PARTICIPAR DOS PASSEIOS DE BALÃO, ANTES DO VOO O PILOTO LHE DEU TODAS AS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES, SERÃO TRANSPORTADOS DURANTE 1 HORA COBRINDO UMA DISTÂNCIA DE ATÉ 30 QUILOMETROS, QUE VAI DEPENDER DA VELOCIDADE DOS VENTOS E ELES NEM NOTARÁ A PRESENÇA DOS VENTOS POIS ESTAVAM SE MOVENDO COM ELE..
NO LOCAL DA DECOLAGEM, O BALÃO INFLADO COM AR AMBIENTE POR UMA GRANDE VENTOINHA. O MAÇARICO AQUECE O AR DO ENVELOPE, QUE SE EXPANDE E FICA MENOS DENSO QUE O AR DE FORA DO BALÃO.
O BALÃO TODO QUADRICULADO NAS CORES AZUL, AMARELO, VERDE, VERMELHO,BRANCO, CINZA E MARROM, COSTURADO COMO UMA PERA , ALIAS UMA FORMA DE PIÃO, COM CESTO NO BICO, ONDE LEVA TODOS OS EQUIPAMENTOS, SENDO COMANDADOS POR UM PILOTO E UM NAVEGADOR.
O ENVOLUCRO EXTERNO COMO UM ENVELOPE VAI INFLANDO, COM AR QUENTE , COM UMA TENDÊNCIA A ELEVAÇÃO.
A DECOLAGEM OCORRE QUANDO ESSE AR SUPERA EM CERCA DE 60º C A TEMPERATURA EXTERNA. A DIREÇÃO E A VELOCIDADE HORIZONTAL SÃO DETERMINADAS PELAS CORRENTES DE VENTO.
ACIMA DE 18 KM/H, APENAS PILOTOS EXPERIENTES DEVEM VOAR, E SEM PASSAGEIROS. NÃO SE DEVE VOAR A MAIS DE 30 KM/H. O PILOTO CONTROLA A ALTURA E SE ORIENTA POR MAPA, BÚSSOLA, ALTÍMETRO, VARIÔMETRO ( MEDE A VELOCIDADE DE SUBIDA) E TERMÔMETRO.
FELIPE E FRANCISCO FICARAM ADMIRADOS COM O BALÃO E SUA CONVERSA FOI SOBRE TODAS AS CARACTERISTÍCAS DESSA NAVE. FELIPE DISSE:--"A FORMA DO BALÃO É PARECIDA COM A DE UM PIÃO, O TOPO É PARECIDO COM A METADE DE UMA ESFERA E HÁ TRIANGULOS, RETÂNGULOS, LOSANGOS E ATÉ PARALELOGRAMOS EM SUA SUPERFÍCIE".
FRANCISCO ATENTO AS OBSERVAÇÕES DO AMIGO, CONCORDAVA COM A CABEÇA EM SINAL DE SIM, RESPONDEU:--"AGORA ENTENDO PORQUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA INSISTIA PARA NÓS APRENDERMOS NA MATEMÁTICA AS FIGURAS GEOMÉTRICAS, SEUS CÁLCULOS, PERÍMETRO, ÁREA, VOLUME, SUPERFÍCIE, VEJO SENTIDO NO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL". ELE, FRANCISCO COM UMA PRANCHETA NAS MÃOS COM FOLHAS DE SULFITE, QUERIA DESENHAR AS PAISAGENS LÁ DO ALTO, ADIMIRANDO A BELEZA DA NATUREZA E SEUS ENCANTOS, DEPOIS DE ENTRAREM NO CESTO E APRECIAREM AS PAISAGENS.
FELIPE COMEÇA UMA CONVERSA COM O PILOTO, PERGUNTANDO VARIAS COISAS. MARCIO, O NOME DO PILOTO, UM RAPAZ DE SEUS 30 ANOS, MUITO SOLICITO E AMIGAVEL, COMEÇA DAR EXPLICAÇÕES PARA O MOÇO:--" UM BALÃO GRANDE PODE LEVAR ATÉ UMA (1) TONELADA E TRANSPORTA EM MÉDIA 8 PASSAGEIROS, UM PILOTO E UM NAVEGADOR. A PARTE EXTERNA DO BALÃO É CHAMADA DE ENVELOPE, E LOGO ABAIXO HÁ UM MAÇARICO DE DUAS BOCAS, 8 BOTIJÕES DE GÁS GLP PROPANO (CADA QUILOGRAMA DE GÁS PERMITE 1 A 2 MINUTOS DE VOO), E OS INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO. O CESTO É DE VIME, QUE É LEVE, DURÁVEL E ABSORVE O IMPACTO DO POUSO. AS NORMAS DE SEGURÂNÇA DE UM VOO NO BALONISMO SÃO RÍGIDAS E NÃO HÁ CAUSAS PARA EXTRAVAGÂNCIAS".
DEPOIS DESSAS EXPLICAÇÕES DE MARCIO A FELIPE, FRANCISCO COMEÇA A FAZER CONTAS DA CAPACIDADE DO VOO. PENSANDO COM SEUS BOTÕES E O LÁPIS NA MÃO, COMEÇA SUA VERIFICAÇÃO:
"SÃO OITOS (8) BOTIJÕES DE GÁS DE 30 KG CADA, ISTO NOS DÁ UMA MARGEM DE 240 KG. SE CADA (1) KG DE GÁS PROPANO PERMITE UM VOO DE 1 A 2 MINUTOS, ENTÃO TEMOS UM TOTAL DE 240 x2 = 480 MINUTOS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 8 HORAS, POIS CADA HORA TEMOS 60 MINUTOS".
UFA!! AGORA MAIS TRANQUILO, FRANCISCO RESPIRA MAIS ALIVIADO, POIS SE O VOO TEM UMA DURAÇÃO DE MAIS OU MENOS DUAS HORAS, RESTA AINDA COMBUSTÍVEL DE RESERVA DE SEIS (6) HORAS. MEDITANDO AINDA PENSA, TEMPERATUA, VELOCIDADE, MASSA, TEMPO, VENTO, AR ATMOSFÉRICO, PRESSÃO, TONELADA, ALTITUDE, HORIZONTAL, VERTICAL, QUADRANTE, LOCALIZAÇÃO, PUXA VIDA, QUANTOS CONCEITOS ELE TINHA VISTO NA ESCOLA E AGORA ESTAVA VENDO UMA APLICAÇÃO DE TUDO E SUA VIDA ESTAVA DEPENDENDO DESSES FATORES. RESOLVEU NO SEU CORAÇÃO QUE DE AGORA EM DIANTE IRIA PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS AULAS E SE APLICAR MAIS AOS ESTUDOS.
COMEÇA O PROCESSO DE DESCIDA, O MAÇARICO É DESLIGADO, O AR FRIO É SUGADO,TODOS ATENTOS E EM POSIÇÃO, OS PASSAGEIROS SOBREVOARAM PARTE DA CIDADE, SITIOS,FAZENDAS DE UMA ALTURA DE 300 A 500 METROS NUMA REGIÃO PREVILEGIADA. FOI UMA VIAGEM INESQUECIVEL, BAIXA VELOCIDADE , SEM RUIDOS E COM UMA VISÃO DE 360º (GRAUS). A TERRA PARECE UMA MAQUETE ANIMADA COM BONECOS A NOS DIZER ADEUS E A NOS CHAMAR.ELES GOZARAM TODA UMA ANIMAÇÃO TERRESTRE QUE NUNCA TINHAM VIVÊNCIADO, UMA ADRENALINA PURA, MAS COM CALMA , COM PAZ, REALMENTE INDESCRITÍVEL, ONDE A MÁGIA DE VIVER É TÃO GRANDE E O ESTAR BEM PERTO DE DEUS É UMA SENSAÇÃO SUBLIME.
OS PASSEIOS DE BALÃO ACONTECEM NAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA OU NOS FINAIS DE TARDE NO PERIODO DE INVERNO (JUNHO OU JULHO) QUANDO AS TEMPERATURAS E OS VENTOS SÃO NORMALMENTE MAIS AMENOS.UMA EQUIPE DE BALONISMO NORMALMENTE É COMPOSTA DE 4 PESSOAS.DURANTE A MONTAGEM DO BALÃO O PILOTO FAZ A CHECAGEM DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS BEM COMO VELOCIDADE E DIREÇÃO DOS VENTOS APÓS A MONTAGEM , O PILOTO PASSA AS INSTRUÇÕES AOS PASSAGEIROS.

Nenhum comentário: