NA NOSSA ESCOLA (E.E.I. IRIA KUNZ) TEMOS UM PROJETO DE LEITURA QUINZENAL, EM QUE OS ALUNOS LEEM UM LIVRO PEQUENO, COM VÁRIAS HISTÓRIAS, CONTOS, POESIAS, ETC, FAZEM UM RESUMO DA LEITURA E UMA REDAÇÃO PRÓPRIA DO QUE ENTENDEU,.DE CERTA FORMA ESTÁ SURGINDO ALGUM EFEITO, PRINCIPALMENTE EM PORTUGUÊS. INFELIZMENTE TENHO VERIFICADO QUE MUITOS ALUNOS TEM GRANDE DIFICULDADE PARA ESCREVER SEUS PENSAMENTOS E OUTROS NÃO CONSEGUEM ESCREVER, ISTO FALANDO DE 8º E 9º ANOS.
NO ENSINO MÉDIO USO PRINCIPALMENTE A
ESTRATÉGIA DE TRABALHOS EM GRUPOS E PESQUISAS INDIVIDUAIS DE LEITURA DE
LIVROS, PRINCIPALMENTE QUÍMICA E FÍSICA, SÃO AS MATÉRIAS QUE LECIONO,
MAS NO ENSINO MÉDIO. PRINCIPALMENTE PESQUISAS BIOGRÁFICAS.
COSTUMO
TAMBÉM FAZER MUITOS QUESTIONÁRIOS PARA RESPONDEREM EM SALA E VEJO A
DIFICULDADE DA ESCRITA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA LIÇÃO QUE FOI PASSADA
OU MESMO RESUMO DE UM TEXTO DO LIVRO. (É A CHAMADA GERAÇÃO Y )???
A TECNOLOGIA E O MANUAL DE INSTRUÇÃO.
Um
fim de tarde no aeroporto de Cumbica, Guarulhos (SP), depois de uma
viagem a Pernambuco, por 3,5 horas de viagem, com o cérebro entorpecido,
com sono além do cansaço físico e fome, pois no avião só recebeu umas
bolachinhas, ela lembra que deixou o carro no estacionamento no
aeroporto de Congonhas, São Paulo (SP). E agora, o que fazer? Pegar um
taxi? Qual é a alternativa mais viável? Por um instante pensou com seus botões. Resolveu meio indecisa, levando em conta as possibilidades, a nossa viajante: - Vou alugar um carro na Hertz.
Dirigiu-se
com as bagagens no carrinho entre outros passageiros esbaforidos, pois o
aeroporto estava um caos, devido a greve dos funcionários das empresas
aéreas. No balcão da locadora, já com os documentos em mãos, verificou
os preços de carros populares. Gentilmente o atendente providenciou
tudo, dando as devidas informações e entregou as chaves com a
documentação toda, indicando a garagem onde poderia ir buscar o carro.
Mal
consegue girar as chaves no contato, dispara uma sirene...Que será que
aconteceu de importante? Os cintos de segurança...Tudo bem, a sirene se
acalmou. Mas o silêncio que ficou no lugar dela não é muito
satisfatório: a ação sobre a chave de partida não dá resultado. Primeiro
recurso: manual de instruções que se acha no porta-luvas, pelo menos um
elemento estável na configuração...Por mais que leia e releia, do
capítulo “partida” ao que trata dos “problemas” e
"enguiços", ela não descobre a menor infração às prescrições impostas
pelo veiculo. Com um ar de derrotada, ela sai a procura de ajuda...Na
primeira tentativa, o motor passa a rosnar de maneira tranquilizadora:
nenhuma mágica, basta apertar o pedal da embreagem levemente ao mesmo
tempo que aciona o botão de partida.
O fato de
que não pode resolver esse problema, afinal bastante simples, sem ajuda
de outra pessoa que tenha assimilado a técnica particular do automóvel,
esclarece as exigências e os limites dos manuais. Todo manual de
instruções se baseia em hipóteses a respeito dos conhecimentos de seus
leitores: esses conhecimentos podem ser “básicos”- como a capacidade de
leitura, a compreensão, interpretação, o significado das palavras desta
ou outra língua, ou conhecimentos mais específicos, como no relato
acima. O conhecimento de partidas dos carros. Muitas vezes, a irritação,
ou até o ridículo provocado pela utilização de um manual só se deve a
um distanciamento entre os conhecimentos que supõe em nós e os que nós
mesmos julgamos ter; como que de propósito , o manual se estende a mais
não poder sobre coisas evidentes e se mostra elíptico sobre o único
ponto problemático para nós.
Verificamos agora
na criação do blog, as instruções estão todas postadas, seria necessário
apenas ir buscar encontra-las e ler ,para poder resolver os problemas.
Passei a noite do dia 29/05/2013, com um dicionário no lado esquerdo da
escrivaninha e o notebook do outro fazendo a tradução do Blog
WordPress.com, para fazer o meu blog. Consegui, ufa que alivio, fui
dormi lá pelas tantas horas, satisfeito e recompensado. No outro dia,
feriadão, levantei cedo, tomei um banho rápido e já fui para o
computador. Ora, ora, não tinha lido as instruções direito, era para
fazer o blog no Blogger, que está tudo em português, que cabeçudo, falta
de atenção, ansiedade, leitura sem compromisso. Bom, já tinha feito um
em inglês, em português é bem mais fácil. Fuça da aqui e de lá, lê umas
instruções aqui outras lá, retorna, é a coisa começa a tomar corpo e
formato. Uns erros aqui e ali, volta, refaz e assim por diante. Consegui
finalmente, todo satisfeito envio a mensagem vitoriosa, já fiz o meu
blog. Participação do grupo nenhuma, pensei o que está havendo,
mensagens e mais mensagens.Resposta nenhuma, bem o negocio é continuar
sozinho. De uma sugestão de nossa companheira, de outro grupo, falou que
nosso blog estava carregado, porque não criar outras páginas. Boa
sugestão pensei, mas como? Toca eu fuçar outra vez, até que consegui,
puxa que legal você ver o resultado do seu esforço. Ela deu a sugestão,
mas não disse como fazer, tive que ir buscar a técnica, mesmo não sendo
dificil, eu tive dificuldades, mas consegui. Muito obrigado amiga colega
de profissão.
É isso que acontece com os
nossos alunos, uns mesmo com dificuldade correm atrás e fazem, mesmo não
sendo perfeito as coisas, mas com determinação fazem e outros não sei
direito o que e o porque, desistem sem tentar ou até mesmo me arrisco
dizer, não querem ler os manuais. Blog fobia!!!
Não
vou dizer que minha tradução foi boa, acho mesmo que foi catastrófica,
mas devido a minha dificuldade, que oriunda de uma escola que ensinava o
verbo “ to be”, mas creio que o erro principal com a língua inglesa foi
meu, não ter corrido atrás, para sanar as minhas deficiências. Esse
desinteresse vejo hoje em dia nas escolas públicas, só falam de
inclusão, não traumatizar os alunos com provas que cobram o
conhecimento, fazer muitas festas e projetos que tenha muita musica,
dança, caras pintadas, teatro,mas pouca ciência, física, química,
matemática nem pensar, todo mundo vira o rosto, faz cara feia. Brasil
tem que levar a serio a Matemática. Matemática é muito importante, erros
grosseiros e até irritantes por falta de atenção e compromisso.
LEI DO MENOR ESFORÇO.
Dizer não a nossa natureza humana é árduo, muito custoso e não agrada.
- Por que ler o livro inteiro se eu posso ler o resumo?
- Por que fazer amanhã o que você pode fazer depois de amanhã?
- Por que estudar se eu posso colar?
- Por que fazer um programa bem feito se você pode fazer um que apenas funcione?
- Por que acordar se eu posso continuar dormindo?
- Por que ficar acordado se eu posso dormir?
- Por que fazer alguma coisa agora se eu posso fazer no último dia, na última hora.
- Por que estudar se pode pedir ajuda de um coleguinha, senão pagar um para fazer a prova.
- Por que fazer uma coisa que nunca ninguém vai ver se fez?
- Por que dar-me ao trabalho de escrever esta miúda toda se ninguém vai ler?
Conclusão: temos que as vezes negar a nós mesmo e trabalhar, mesmo que a recompensa venha no futuro distante.
FINS PESSOAIS DA EDUCAÇÃO.
DE MANEIRA SINTÉTICA, OS FINS PESSOAIS DA EDUCAÇÃO VISAM, À FORMAÇÃO INTEGRAL DO "HOMEM" (SER HUMANO).
OS FINS PESSOAIS PODEM SER ASSIM EXPLICITADOS:
- FAVORECER O NORMAL DESENVOLVIMENTO FÍSICO, INTELECTUAL E EMOCIONAL DO INDIVÍDUO E LEVA-LO A PRESERVAR A SAÚDE.
- REALIZAR A FORMAÇÃO DE CADA UM, SEGUNDO AS SUAS POSSIBILIDADES, EXPLICITANDO E DESENVOLVENDO APTIDÕES E VOCAÇÕES.
- ORIENTAR PARA A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE, POR MEIO DE UMA PROFISSÃO, ESTA NA MEDIDA DO POSSÍVEL, SEGUNDO VOCAÇÃO E APTIDÃO DE CADA UM , BEM COMO AS NECESSIDADES E POSSIBILIDADE DO MEIO.
- ATENUAR O EGOISMO, A FIM DE HAVER POSSIBILIDADE DE ADEQUADA SOCIALIZAÇÃO.
- FORMAR A MENTALIDADE CIENTÍFICA, ISTO É, CONVENCER DA VERACIDADE DO PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE.
- DESENVOLVER O ESPÍRITO DA TOLERÂNCIA, A FIM DE QUE IDEIAS DIVERGENTES NÃO SEJA MOTIVO DE CONFLITOS, MAS BUSCA DE PESQUISAS EM BUSCA DA VERDADE.
- TORNAR O INDIVÍDUO INDEPENDENTE ECONÔMICA, INTELECTUAL E EMOCIONALMENTE, AFIM DE QUE POSSA COOPERAR CONSCIENTE E RESPONSAVELMENTE.
- DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ESFORÇO, UMA VEZ QUE NADA SE CONSEGUE SEM QUE HAJA APLICAÇÃO E PERSEVERANÇA DE ESFORÇOS.
- FAVORECER A ADAPTABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTÍNUA.
- LEVAR A TER CONFIANÇA EM SI E NOS OUTROS.
- SENSIBILIZAR PARA O APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE DA SOCIEDADE, SEM TENTAR DESTRUI-LA EM NOME DE "NOVAS ORDENS".
- SENSIBILIZAR PARA A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
- SENSIBILIZAR PARA O RESPEITO CRESCENTE AO "HOMEM".
- DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
- DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.
- DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL.
Serguei Mikhailovitch Eisenstein (em russo: Сергей Михайлович Эйзенштейн, transl. Serguei Mihailovitch Eizenshtein; Riga, 23 de janeiro de 1898 - Moscou, 11 de fevereiro de 1948) foi um dos mais importantes cineastas soviéticos. Foi também um filmólogo.Relacionado ao movimento de arte de vanguarda russa, participou ativamente da Revolução de 1917 e da consolidação do cinema como meio de expressão artística.
Notabilizou-se por seus filmes mudos A Greve, O Encouraçado Potemkin e Outubro, assim como os épicos históricos Alexandre Nevski e Ivan, o Terrível. Sua obra influenciou fortemente os primeiros cineastas devido ao seu uso inovador de escritos sobre montagem.
Algumas
das reflexões do cineasta russo Serguei Eisenstein (1969) sobre a
montagem são inspiradoras para a sala de aula; sua preocupação com a
produção dos significados a partir da imagem, revela uma personalidade
altamente comprometida com os aspectos didáticos do filme, seja em
termos do resultado final – o filme enquanto totalidade conta uma
história específica – seja em termos de método - envolver o espectador
ativamente no jogo de interação entre as imagens.
AS
INFORMAÇÕES QUE FORAM PASSADAS NÃO ESTÃO CONFERINDO. NÃO ENTENDI, O
QUE TEM HAVER A GUERRA 1905 E A REVOLUÇAÕ DE 1917 NA RUSSIA , COM O
ENSINO DE MATEMÁTICA, NÃO ENTENDI ???? ESTÁ FAZENDO UMA CITAÇÃO DO
CINEASTA DE 1969, QUANDO O MESMO FALECEU EM 1948, QUE NEGOCIO É ESSE,
ESTÁ "VINDO" UMA COMUNICÇÃO COM O ESPÍRITO, FALAR COM ELA, AGORA É
MATEMÁTICA MEDIUNICA ????
Eisenstein
afirma que enquanto nossa memória, por razões até de
otimização,disponibiliza-nos o resultado obtido e não o processo que o
originou, a obra de arte tem a obrigação de inverter essa situação, ela
deve ser de tal forma dinâmica que o espectador fará parte do processo
criativo do qual ela é o resultado. Vislumbrada nestes termos ela é um
conjunto de ações que promovem “a formação das imagens na sensibilidade e
na inteligência do espectador” (1969, p.80)
O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)
Sinopse:
Em
1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a
Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os
marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne
estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era
perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta
carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão
aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle.
Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr
Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles
pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os
soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial
tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o
marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande
tragédia.
OUTUBRO - Por muitos o
melhor diretor que já existiu na face da Terra, para
quem nunca viu não pode intitular-se de cinéfilo.
Conhecer a Obra de Sergei Eisenstein, é um
dever de qualquer amante ou estudioso da
arte chamada cinema, pois alem de conter um
grande material político histórico, as
obras de Eisenstein são verdadeiras aulas
de edição e montagem realizadas a partir de
uma época áurea da revolução bolchevique até a
ditadura implantada por Stalin. O filme tratado
nesse texto é Outubro, um filme sobre a Revolução de
Outubro realizado em vistas da comemoração do seu
décimo aniversário. Para a produção,
Eisenstein contou com abundantes recursos e
com toda a infra-estrutura de que
necessitou. O Palácio de Inverno ficou a
sua disposição durante meses e, como havia
racionamento de energia, a cidade de
Leningrado teve que permanecer sem luz durante
várias noites em função do filme.
Outubro é
uma película que, apesar de manter muitas
das características dos filmes anteriores do
diretor, já demonstra algumas transformações de
estilo. Esse filme é o resultado da aplicação de um
novo método de montagem elaborado pelo diretor,
denominado de "montagem intelectual". Esse método
visava a cinematização de conceitos
abstratos, de fenômenos intelectuais e de
teses logicamente formuladas. Uma película
não teria por objetivo a narração de
acontecimentos, mas sim de sistemas de
noções que seriam apreendidos pelo espectador
através do esforço intelectual, auxiliado por
estimulantes visuais, auditivos e bio-motores. O
grande sonho de Eisenstein, no que concerne ao
cinema intelectual, era realizar um filme que
retratasse nas telas O Capital de Marx, o que nunca
foi permitido por Stalin.
Outubro
apresenta ao espectador alguns episódios que
marcaram o período compreendido entre fevereiro e
outubro de 1917. A participação do Partido
Bolchevique é destacada, mas seu papel não é
exaltado. A única liderança que se destaca é a de
Lenin. Stalin não aparece no filme nenhuma vez. Na
realidade, estamos nos referindo à versão
oficial, posterior à censura. O filme
original tinha quase três horas de duração:
mais de uma hora de filme foi cortada,
sobretudo as cenas nas quais Trotsky,
Zinoviev e Kamenev apareciam. No único momento da
versão final do filme em que Trotsky aparece, sua
atuação é distorcida e apresentada de um ângulo
negativo.
Não obstante toda a
pressão do Partido e a posição contrária da
crítica, Outubro é uma película com muitos
aspectos positivos. O espírito do
internacionalismo socialista, ponto crucial nas
discussões da época e tão combatido por Stalin, está
presente em toda a obra. O papel das massas ainda é
apresentado como essencial para o processo
revolucionário. Em termos estéticos, Outubro é
um filme muito bom, ainda que seja inferior
a Potemkin.
Grandes boatos são circulados até hoje sobre
as gravações, em que mais atores morreram
encenando a tomada do palácio do que os
próprios combatentes na época. Um fator
bastante peculiar em Outubro é a
participação das massas, não a um ator principal no
longa, mas sim a “Massa Principal”, elevando assim o
sentimento socialista, em que o povo unido foi
destemido a derrubar o regime provisório de
Kerensk.
Eisenstein é referencia até hoje para qualquer grande diretor, e seus filmes sempre ficaram na memória de qualquer cineasta, pois amar cinema é nosso dever e fazer cinema é nosso direito, assim como Eisenstein amou e dedicou-se a realizar grandes obras demonstrando assim ser uma grande conhecedor de direção e de montagem, nem mesmo Stalin o deteve para realizar Outubro do jeito que ele queria.
Eisenstein é referencia até hoje para qualquer grande diretor, e seus filmes sempre ficaram na memória de qualquer cineasta, pois amar cinema é nosso dever e fazer cinema é nosso direito, assim como Eisenstein amou e dedicou-se a realizar grandes obras demonstrando assim ser uma grande conhecedor de direção e de montagem, nem mesmo Stalin o deteve para realizar Outubro do jeito que ele queria.
Se,
por exemplo, pensarmos no Teorema de Pitágoras, tendo as reflexões de
Eisenstein como pano de fundo, podemos nos propor algumas questões: qual
é a imagem síntese do Teorema de Pitágoras para nós, professores? Por
quais processos passamos ao concebê-la? Será que estamos construindo
nossas aulas com a preocupação de conduzir nossos alunos por processos
análogos? Como avaliar o grau de integridade (ou de fragmentação) das
imagens apreendidas por eles? Em nossas aulas o foco está no resultado
ou no processo que leva a ele?
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