segunda-feira, 3 de junho de 2013

O DESPERTAR DOS MÁGICOS.

Um dos livros que marcaram profundamente minha história de vida foi “Cem anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marques. Foi na minha juventude quando li esse livro, achei muito interessante, pois as condições de vida na América Latina é a mesma, passado todo esse tempo, as dificuldades sociais, a politica, o subdesenvolvimento e a educação são as mesmas.

Outro livro que me influenciou na minha decisão profissional foi “O Despertar dos Mágicos”, que mudou completamente o meu modo de ver as coisas e ainda me influencia, além da Bíblia Sagrada.
Devemos tomar muito cuidado no ensino da Matemática, pois estão querendo colocar a literatura como se fosse à panaceia do tudo, como bem disse a professora Suely Druck numa reunião da SBPC, da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, o problema é grave, mas tem solução. As causas contemplam principalmente  a péssima formação dos professores de matemática e o fanatismo e distorções geradas entre os educadores, segundo ela, com o fato do ensino da matemática ter que ser contextualizado, de acordo com normas do MEC. "Nem tudo tem modelagem matemática. Chegou-se ao cúmulo de se buscar a matemática em festas juninas, poesias e de se abandonar conceitos teóricos como a algebrização ou o Teorema de Pitágoras, que está deixando de ser ensinado por ser velho. Ora, se ele é velho, imagine os algarismos, será que vão resolver bani-los?"
DANIEL CAMILLO.

Nenhum comentário: