sábado, 15 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA.

  1. USO MUITO A LEITURA DA APOSTILA DA SEE (CADERNO DO ALUNO) EM SALA, VERIFIQUEI QUE HOUVE UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO E DO SEU RACIOCÍNIO NAS QUESTÕES PROPOSTAS PELO CADERNO. MAS, COMO SEMPRE TEM UM MAS, VERIFICO QUE AS VEZES OS AUTORES DA APOSTILA USAM MUITOS TERMOS CIENTÍFICOS.   PRINCIPALMENTE NOMES DA BIOLOGIA, ZOOLOGIA, BOTÂNICA E OUTROS QUE CONFUNDEM MAIS OS ALUNOS DO QUE ESCLARECEM, MAS MESMO ASSIM É RAZOÁVEL.
  2.   NA NOSSA ESCOLA (E.E.I. IRIA KUNZ) TEMOS UM PROJETO DE LEITURA QUINZENAL, EM QUE OS ALUNOS LEEM UM LIVRO PEQUENO,  COM VÁRIAS HISTÓRIAS, CONTOS, POESIAS, ETC, FAZEM UM RESUMO DA LEITURA E UMA REDAÇÃO PRÓPRIA DO QUE ENTENDEU,DE CERTA FORMA ESTÁ SURGINDO ALGUM EFEITO, PRINCIPALMENTE EM PORTUGUÊS. INFELIZMENTE TENHO VERIFICADO QUE MUITOS ALUNOS TEM GRANDE DIFICULDADE PARA ESCREVER SEUS PENSAMENTOS E OUTROS NÃO CONSEGUEM ESCREVER, ISTO FALANDO DE 8º E 9º ANOS.
  3. NO ENSINO MÉDIO USO PRINCIPALMENTE A ESTRATÉGIA DE TRABALHOS EM GRUPO E PESQUISAS INDIVIDUAIS DE LEITURA DE LIVROS, PRINCIPALMENTE QUÍMICA E FÍSICA, SÃO AS MATÉRIAS QUE LECIONO, MAS NO ENSINO MÉDIO. PRINCIPALMENTE PESQUISAS BIOGRÁFICAS.
    COSTUMO TAMBÉM FAZER MUITOS QUESTIONÁRIOS PARA RESPONDEREM EM SALA E VEJO A DIFICULDADE DA ESCRITA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA LIÇÃO QUE FOI PASSADA OU MESMO RESUMO DE UM TEXTO DO LIVRO. (É A CHAMADA GERAÇÃO Y )???
  4. LEI DO MENOR ESFORÇO.
    Dizer não a nossa natureza humana é árduo, muito custoso e não agrada.
  5. Por que ler o livro inteiro se eu posso ler o resumo?
  6. Por que fazer amanhã o que você pode fazer depois de amanhã?
  7.  Por que estudar se eu posso colar?
  8.  Por que fazer um programa bem feito se você pode fazer um que apenas funcione?
  9.  Por que acordar se eu posso continuar dormindo?
  10.  Por que ficar acordado se eu posso dormir?
  11.  Por que fazer alguma coisa agora se eu posso fazer no último dia, na última hora.
  12. Por que estudar se pode pedir ajuda de um coleguinha, senão pagar um para fazer a prova.
  13.  Por que fazer uma coisa que nunca ninguém vai ver se fez?
  14.  Por que dar-me ao trabalho de escrever esta miúda toda se ninguém vai ler?
Conclusão: temos que as vezes negar a nós mesmo e trabalhar, mesmo que a recompensa venha no futuro distante.
  •  
    FINS PESSOAIS DA EDUCAÇÃO.
    DE MANEIRA SINTÉTICA, OS FINS PESSOAIS DA EDUCAÇÃO VISAM, À FORMAÇÃO INTEGRAL DO "HOMEM" (SER HUMANO).
    OS FINS PESSOAIS PODEM SER ASSIM EXPLICITADOS:
  • FAVORECER O NORMAL DESENVOLVIMENTO FÍSICO, INTELECTUAL E EMOCIONAL DO INDIVÍDUO E LEVA-LO A PRESERVAR A SAÚDE.
  • REALIZAR A FORMAÇÃO DE CADA UM, SEGUNDO AS SUAS POSSIBILIDADES, EXPLICITANDO E DESENVOLVENDO APTIDÕES E VOCAÇÕES.
  • ORIENTAR PARA A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE, POR MEIO DE UMA PROFISSÃO, ESTA NA MEDIDA DO POSSÍVEL, SEGUNDO VOCAÇÃO E APTIDÃO DE CADA UM , BEM COMO AS NECESSIDADES E POSSIBILIDADE DO MEIO.
  • ATENUAR O EGOÍSMO, A FIM DE HAVER POSSIBILIDADE DE ADEQUADA SOCIALIZAÇÃO.
  • FORMAR A MENTALIDADE CIENTÍFICA, ISTO É, CONVENCER DA VERACIDADE DO PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE.
  • DESENVOLVER O ESPÍRITO DA TOLERÂNCIA, A FIM DE QUE IDEIAS DIVERGENTES NÃO SEJA MOTIVO DE CONFLITOS, MAS BUSCA DE PESQUISAS EM BUSCA DA VERDADE.
  • TORNAR O INDIVÍDUO INDEPENDENTE ECONÔMICA, INTELECTUAL E EMOCIONALMENTE, AFIM DE QUE POSSA COOPERAR CONSCIENTE E RESPONSAVELMENTE.
  • DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ESFORÇO, UMA VEZ QUE NADA SE CONSEGUE SEM QUE HAJA APLICAÇÃO E  PERSEVERANÇA DE ESFORÇOS.
  • FAVORECER A ADAPTABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTÍNUA.
  • LEVAR A TER CONFIANÇA EM SI E NOS OUTROS.
  • SENSIBILIZAR PARA O APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE DA SOCIEDADE, SEM TENTAR DESTRUI-LA EM NOME DE "NOVAS ORDENS".
  • SENSIBILIZAR PARA A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
  • SENSIBILIZAR PARA O RESPEITO CRESCENTE  AO "HOMEM".
  • DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
  • DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.
  • DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL.

Nenhum comentário: