USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA FUNDAMENTAL (7º ANO).
EU ESTOU NA ESCOLA (E.E.I. IRIA KUNZ) ATUAL, EM QUE SOU EFETIVO EM DOIS CARGOS DE MATEMÁTICA HÁ SEIS ANOS.
NESSE
TEMPO, NO PERÍODO DE QUATRO ANOS PROCUREI TRABALHAR COM OS ALUNOS O USO
DA CALCULADORA CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO MÉDIO, QUANDO
ESTAVA DE MANHÃ (1º E 2º EM), E DEPOIS COM OS 9º ANOS (8ª SÉRIE), MAS
FORAM MUITOS OS CONFLITOS NA ESCOLA COM OS OUTROS PROFESSORES, QUE
RESOLVI NO ANO PASSADO PARAR DE TRABALHAR DESSA MANEIRA, ISTO É, NÃO
USAR MAIS A CALCULADORA OU MESMO O CELULAR (CALCULADORA INTERNA).
ANO PASSADO TIVE CONFLITO POR CAUSA DA SALA DE INFORMÁTICA, RESOLVI PARAR TAMBÉM, A SALA PRATICAMENTE VIROU UM DEPOSITO.
BEM,
ESSE ANO (2013), TEMOS ESSE(S) CURSO(S) DE MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO
EM QUE FALA MUITO DE TECNOLOGIA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, ISSO É UM
ALENTO MEIO TARDIO, MAS TEM QUE SER FALADO A TODOS PROFESSORES DA REDE,
QUE A INFORMÁTICA É APENAS UMA FERRAMENTA E AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO NA
EDUCAÇÃO.
AGORA DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DO BLOG, QUE ACHEI MUITO LEGAL, VOU VOLTAR A USAR A CALCULADORA E A SALA DE INFORMÁTICA, SE DEIXAREM.
MAS
TEM UM PORÉM; GOSTO DE PASSAR A TEORIA EM PRIMEIRO LUGAR, ANTES DE IR
LÁ NA PRÁTICA FAZER AS COISAS, POR EXEMPLO: DEFINIÇÃO E CONCEITOS
GEOMÉTRICOS NA SALA DE AULA (LOUSA, GIZ,APAGADOR, EXERCÍCIOS), DEPOIS IR
PARA INFORMÁTICA VER NO WINPLOT (GEOGEBRA) AS FIGURAS ( OS ALUNOS
MANUSEAR PRIMEIRO), SENÃO FICAM ACHANDO QUE O MUNDO É TODO VIRTUAL.
NO
USO DA CALCULADORA, ENSINO PRIMEIRO A FAZER AS CONTAS NO ESFORÇO, LÁPIS
E PAPEL, BEM MANUAL, DEPOIS IR PARA A CALCULADORA. O USO DA CALCULADORA
COMO FERRAMENTA RÁPIDA PARA FAZER CONTAS TEM QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO
MUITAS QUESTÕES, POIS TENHO OBSERVADO EM MUITAS CRIANÇAS (JOVENS) MAIS A
PREGUIÇA EM PENSAR E FAZER AS CONTAS, ENTÃO DEVE-SE USAR COM MODÉSTIA.
NESSES ANOS DE PESQUISA MATEMÁTICA TENHO OBSERVADO A NECESSIDADE DE FAZER OS ALUNOS A" DECORAR E MEMORIZAR"
MAIS AS TABUADAS, VISTO QUE ELES SE ENROLAM QUANDO NÃO SABEM A TABUADA
NA CABEÇA NAS EQUAÇÕES, EM FAZER GRÁFICOS, EM TUDO. PROCURO ENSINAR OS
ALGORITMOS ARITMÉTICOS USANDO LÁPIS E PAPEL, É TRABALHO MANUAL MESMO,
PODE ME CHAMAR DE ANTIQUADO OU ULTRAPASSADO, MAS TENHO VISTO QUE AQUELES
ALUNOS QUE TEM DOMÍNIO NO CÁLCULO COM LÁPIS E PAPEL, TEM MAIS
FACILIDADES NA CALCULADORA , NO CELULAR E NO COMPUTADOR, ETC...
GOSTARIA
DE RESALTAR E ENFATIZAR QUE OS ALGORITMOS-PADRÃO DA ARITMÉTICA SÃO
MAIS DO QUE APENAS MEIOS DE OBTER A RESPOSTA, ISTO É, ELES TEM UM
SIGNIFICADO TÉORICO MUITO ALÉM DO PRÁTICO. TODOS OS ALGORITMOS DA
ARITMÉTICA SÃO PREPARATÓRIOS PARA A ÁLGERBRA, POIS EXISTE (NÃO POR
ACIDENTE, MAS EM VIRTUDE DA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DECIMAL) UMA FORTE
ANALOGIA ENTRE A ARITMÉTICA DOS NÚMEROS ORDINÁRIOS E A ARITMÉTICA DOS
POLINÔMIOS.
PORTANTO SOU UM DEFENSOR DO LÁPIS E PAPEL, USO COM MODERAÇÃO E CUIDADO AS NOVAS TECNOLOGIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário