terça-feira, 18 de junho de 2013

TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA FUNDAMENTAL (7º ANO).
EU ESTOU NA ESCOLA (E.E.I. IRIA KUNZ) ATUAL, EM QUE SOU EFETIVO EM DOIS CARGOS DE MATEMÁTICA HÁ SEIS ANOS.
NESSE TEMPO, NO PERÍODO DE QUATRO ANOS PROCUREI TRABALHAR COM OS ALUNOS O USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO MÉDIO, QUANDO ESTAVA DE MANHÃ (1º E 2º EM), E DEPOIS COM OS 9º ANOS (8ª SÉRIE), MAS FORAM MUITOS OS CONFLITOS NA ESCOLA COM OS OUTROS PROFESSORES, QUE RESOLVI NO ANO PASSADO PARAR DE TRABALHAR DESSA MANEIRA, ISTO É, NÃO USAR MAIS A CALCULADORA OU MESMO O CELULAR (CALCULADORA INTERNA).
ANO PASSADO TIVE CONFLITO POR CAUSA DA SALA DE INFORMÁTICA, RESOLVI PARAR TAMBÉM, A SALA PRATICAMENTE VIROU UM DEPOSITO.
BEM, ESSE ANO (2013), TEMOS ESSE(S) CURSO(S) DE MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO EM QUE FALA MUITO DE TECNOLOGIA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, ISSO É UM ALENTO MEIO TARDIO, MAS TEM QUE SER FALADO A TODOS PROFESSORES DA REDE, QUE A INFORMÁTICA É APENAS UMA FERRAMENTA E AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO NA EDUCAÇÃO.
AGORA DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DO BLOG, QUE ACHEI MUITO LEGAL, VOU VOLTAR A USAR A CALCULADORA E A SALA DE INFORMÁTICA, SE DEIXAREM.
MAS TEM UM PORÉM; GOSTO DE PASSAR A TEORIA EM PRIMEIRO LUGAR, ANTES DE IR LÁ NA PRÁTICA FAZER AS COISAS, POR EXEMPLO: DEFINIÇÃO E CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA SALA DE AULA (LOUSA, GIZ,APAGADOR, EXERCÍCIOS), DEPOIS IR PARA INFORMÁTICA VER NO WINPLOT (GEOGEBRA) AS FIGURAS ( OS ALUNOS MANUSEAR PRIMEIRO), SENÃO FICAM ACHANDO QUE O MUNDO É TODO VIRTUAL.
NO USO DA CALCULADORA, ENSINO PRIMEIRO A FAZER AS CONTAS NO ESFORÇO, LÁPIS E PAPEL, BEM MANUAL, DEPOIS IR PARA A CALCULADORA. O USO DA CALCULADORA COMO FERRAMENTA RÁPIDA PARA FAZER CONTAS TEM QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO MUITAS QUESTÕES, POIS TENHO OBSERVADO EM MUITAS CRIANÇAS (JOVENS) MAIS A PREGUIÇA EM PENSAR E FAZER AS CONTAS, ENTÃO DEVE-SE USAR COM MODÉSTIA.
NESSES ANOS DE PESQUISA MATEMÁTICA TENHO OBSERVADO A NECESSIDADE DE FAZER OS ALUNOS A" DECORAR E MEMORIZAR" MAIS AS TABUADAS, VISTO QUE ELES SE ENROLAM QUANDO NÃO SABEM A TABUADA NA CABEÇA NAS EQUAÇÕES, EM FAZER GRÁFICOS, EM TUDO. PROCURO ENSINAR OS ALGORITMOS ARITMÉTICOS USANDO LÁPIS E PAPEL, É TRABALHO MANUAL MESMO, PODE ME CHAMAR DE ANTIQUADO OU ULTRAPASSADO, MAS TENHO VISTO QUE AQUELES ALUNOS QUE TEM DOMÍNIO NO CÁLCULO COM LÁPIS E PAPEL, TEM MAIS FACILIDADES NA CALCULADORA , NO CELULAR E NO COMPUTADOR, ETC... 
GOSTARIA DE RESALTAR  E ENFATIZAR QUE OS ALGORITMOS-PADRÃO DA ARITMÉTICA SÃO MAIS DO QUE  APENAS MEIOS DE OBTER A RESPOSTA, ISTO É, ELES TEM UM SIGNIFICADO TÉORICO MUITO ALÉM DO PRÁTICO. TODOS OS ALGORITMOS DA ARITMÉTICA SÃO PREPARATÓRIOS PARA A ÁLGERBRA, POIS EXISTE (NÃO POR ACIDENTE, MAS EM VIRTUDE DA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DECIMAL) UMA FORTE ANALOGIA ENTRE A ARITMÉTICA DOS NÚMEROS ORDINÁRIOS E A ARITMÉTICA DOS POLINÔMIOS.
PORTANTO SOU UM DEFENSOR DO LÁPIS E PAPEL, USO COM MODERAÇÃO E CUIDADO AS NOVAS TECNOLOGIAS.


Nenhum comentário: