PLANO DE AULA.
I) Objetivos gerais:
1. Representar, associar, comparar a ideia de ângulos, suas medidas, uso do transferidor na construção de ângulos.
2. Identificar, descrever e reconhecer ângulos nas figuras planas e espaciais.
3. Relacionar, estabelecer, resolver questões com triângulos e quadriláteros.
4. Números proporcionais, retas paralelas, retas transversais, convergentes e divergentes.
APLICAÇÕES: PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.
QUESITOS BÁSICOS: DIAGNÓSTICO> FOCO PRICIPAL 7º ANOS.
a) GEOMETRIA E FRAÇÕES , SEUS CONCEITOS E APLICAÇÕES. b) SISTEMA DE MEDIDAS (SI) E NORMAS ABNT.
c) OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS > ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.
PARTE 1: RETOMADA DO CONTEÚDO DA GEOMETRIA E FRAÇÕES COM AULAS DINÂMICAS USANDO MATERIAIS DE RECORTE: PAPEL, CARTOLINA, RÉGUA, COMPASSO, ESQUADRO, TRANSFERIDOR, TODO MATERIAL DE DESENHO E GEOMÉTRIA.
*
POSSIBILIDADE DOS ALUNOS MEDIREM A QUADRA, MURO, PORTAS, AS
DEPENDENCIAS DA ESCOLA. MUITOS NÃO SABEM USAR O METRO, TRENA, FITA
MÉTRICA, ETC.
PARTE
2: USO DOS COMPUTADORES COMO FERRAMENTA VISUAL E DE CONSTRUÇÃO DAS
FIGURAS GEOMÉTRICAS, CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME, SIMETRIA, TRANSLAÇÃO, ETC.
** USO DO COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO FUTURO PROFISSIONAL DO ALUNO.
PARTE 3: JUSTIFICATIVA>SOBRE COMPUTADORES: UMA VISÃO GERAL DA INFORMÁTICA
OBJETIVOS GERAIS
Devido
ao grande desenvolvimento das comunicações em nossos dias e
consequentemente da informática, nos professores necessitamos estar em
dia com as novas tecnologias, que não são tão novas assim, mas em nosso
país tem surgido como um turbilhão.
Os
professores têm freqüentados alguns cursos patrocinados pela Secretária
da Educação sobre informática, mas verificamos que muitos ainda não
tiveram a possibilidade de ter uma convivência mais constante com o
computador e às vezes se sentem deslocados. Por isso, visando ajudar
nossos alunos na execução de trabalhos e pesquisas na internet, propomos
essa parte ínfima, transmitindo e passando alguma coisa que conhecemos
dos computadores e da informática em geral.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conteúdo:
Usaremos um método variável, verificando o desenvolvimento dos alunos,
mas seguindo uma linha básica, exposta a seguir:
1)
Uma visão geral da máquina (computador), mostrando a necessidade de
ligar e desligar corretamente, para seu perfeito funcionamento.
2)
Mostrar alguns comandos e partes da comunicação entre máquinas em
rede. 3) Mostrar o funcionamento do pacote Office (WORD,
Excel, Access, PowerPoint).
4)
Noções dos Sistemas Operacionais mais utilizados: Microsoft (Sistema
Windows XP Home Edition, Profes, WIN 2003 Server, WIN 7, etc.)
5) Componentes e configurações de hardware. 6) Os diversos Softwares (Programas para varias aplicações).
8) Visão geral da instalação de um sistema operacional Fechado (XP ou Prof., WIN7) 9) Visão geral conceitos de armazenamento (HD, disquete, CD-ROM, Pen drive,etc.).
11) Pesquisa na Internet.
ALGUMAS SUGESTÕES: TRABALHAR COM ALUNOS : TODAS AS DISCIPLINAS
0) Orientar os alunos como ligar/desligar a máquina corretamente. (sala de INFORMÁTICA).
1)
Visão geral da máquina (fazer um breve turismo). 2) Mostrar os
ícones principais: Meu Computador, Meus Documentos, Painel de Controle,
Lixeira, Menu, Iniciar , etc...
3) Mostrar alguns programas e suas funções:
WORD
a)
Primeiro Documento: Fazer uma carta, uma redação, frases diversas,
etc., para treinar as teclas, explicando o seu funcionamento e os
cuidados.
b) Alguns exercícios de ortografia, usando as ferramentas do Word. c) Como fazer um currículo, uma carta comercial, uma poesia, etc.
d) Como colocar uma tabela no Word. e) Treinar digitação.
Excel:
Começava-se assim, a adoção sistemática do centro de computação, como
alternativa mais pragmática de atender às novas demandas, sociais e
profissionais, por informação especializada, sinalizando a existência de
um movimento renovador no campo da ciência da matemática e da
informação, que promete mudar as condições de ensino e desenvolvimento
da pesquisa em matemática e outras áreas.
O
projeto também visa mapear as condições de conhecimento de cada aluno
do ensino fundamental nos conhecimento da matemática e também da
informática, serão investido horas no laboratório de informática,
montado e desmontado, criando ou reformulando, como ocorreu com as novas
tabelas e gráficos, principalmente no excel e no winplot, linhas de
pesquisa e de trabalho que estavam sendo organizadas e estruturadas para
História da Ciência, a Preservação do Patrimônio Cultural e Social
escolar e o Centro de Informática.
Aula1:
Como fazer uma tabela (exemplo: relação dos alunos da sala).
ACADEMIA DE ESPORTES IRMÃ IRIA KUNZ
| |||||
CONTROLE DE ALUNOS
| |||||
NOME
|
MATRÍCULA
|
ADMISSÃO
|
CURSO
|
MENSALIDADE
| |
JANE SILVA
|
12
|
24/07/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
| |
NELSON DIAS BASSITH
|
14
|
06/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
| |
SÉRGIO COSTA
|
15
|
26/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
| |
ALEXANDRE PEREIRA
|
17
|
03/08/2012
|
Musculação
|
R$ 25,00
| |
JOSÉ DE OLIVEIRA
|
22
|
05/07/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
| |
PEDRO NUNES SPOSITO
|
24
|
15/07/2012
|
Dança
|
R$ 25,00
| |
MARIA CARLA FREITAS
|
45
|
06/07/2012
|
Dança
|
R$ 25,00
| |
TERESA DOS SANTOS
|
54
|
16/07/2012
|
Natação
|
R$ 20,00
| |
LUZIA GOMES BERTINI
|
63
|
13/07/2012
|
Dança
|
R$ 20,00
| |
JOÃO DA SILVA E SOUZA
|
110
|
21/06/2012
|
Artes Marciais
|
R$ 20,00
| |
CARLOS LOPES KUNZ
|
125
|
03/07/2012
|
Musculação
|
R$ 20,0
|
A TABELA ACIMA É PARA EFEITO DE EXEMPLO. Obs.: Importante fazer em sala antes com os alunos na lousa.
Podem-se inventar vários tipos de tabelas. (Roupas, carros, futebol, etc.).
v Mostrar aos alunos como inserir gráficos no Excel. Esta parte é mais para o professor de Matemática, Geografia e outros.
v Explicar alguns conceitos de célula, linha, coluna, copiar, formatar, inserir, etc. Salvar, Salvar como, etc.
v , Graphimatic e outros WINPLOT. Fazer figuras geométricas no Winplot.
v Uso de funções do primeiro grau, segundo grau, etc. Fazer cálculos de área e volume das figuras.
v Despertar a necessidade de atenção e raciocínio lógico na execução das tarefas. Mostrar o sistema cartesiano como um todo.
v Fazer gráficos usando o Winplot, Geogebra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário