segunda-feira, 3 de junho de 2013

RUBEM ALVES , EDUCADOR, ESCRITOR E TEÓLOGO.

Rubem Alves   Educador, escritor e teólogo

A literatura é um processo de transformações alquímicas. O escritor transforma - ou, se preferirem uma palavra em desuso, usada pelos teólogos antigos, “o escritor transubstancia” – sua carne e seu sangue em palavras e diz a seus leitores: “Leiam! Comam! Bebam! Isso é a minha carne. Isso é o meu sangue!”. A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores.

Fonte: ALVES, Rubem. A beleza dos pássaros em voo. In: ___________. Na morada das palavras. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 66

 Meu depoimento sobre a  Escrita e Leitura. DANIEL CAMILLO.

 Meu contato com a leitura foi desde de pequeno lendo os livros de historinhas “Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e os Três Porquinhos”, gibis, revista, e até mesmo as cartilhas e livros escolares que tinha que estudar.

Já na adolescência comecei a ler revista e livros mais encorpados. Gostava muito das aventuras de Tintim, Asterix, Superman, comecei ler os livros da coleção Jaboti, vários.

No ginásio era obrigatório a leitura de vários livros como: “ O meu pé de Laranja Lima”, Doidão, Iracema, Primo Basilio, Moreninha, e muitos outros.

Quando da época do colegial gostava de ler a revista “Planeta”, “ O Despertar dos Magicos”, livros de auto-ajuda, esoterismo, religião, filosofia, e outros.

Já na Faculdade comecei a ler outros livros mais técnicos, mais ligados a parte profissional e alguns livros de religião , A Biblia Sagrada, livros de ficção cientifica ou mesmo científicos, bibliografias dos cientista e outros.
Hoje em dia gosto mais de ler e estudar livro técnicos da minha área, de História, ficção cientifica e religioso

Nenhum comentário: